Adequar o brinquedo ideal para cada período da infância é muito importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por isso, cada idade merece uma brincadeira especial. Sugestão:
Adequar o brinquedo ideal para cada período da infância é muito importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Por isso, cada idade merece uma brincadeira especial. Sugestão:
Nessa fase, as crianças começam a descobrir o próprio corpo e a distinguir diferentes texturas, formas e cores. A criança também começa a explorar objetos e a reconhecer vozes. Divertem-se com brinquedos que emitem som e que estimulam a curiosidade. Momento ideal para contar histórias e ouvir músicas com rimas ou instrumentais. Sugestões de brinquedos: chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, brinquedos de berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico, fantoches, bolas com texturas diferentes para serem agarradas com as duas mãos, CDs e DVDs.
A criança começa a andar, falar e passa a reconhecer as propriedades dos objetos. É preciso então estimular os sentidos da visão, audição e do tato. Sugestões de brinquedos: cubos para encaixar, caixas com objetos de formas geométricas, brinquedos de empurrar ou puxar, blocos de empilhar, bonecas de tecido e bichos de pelúcia, livros com ilustrações de objetos conhecidos, fantoches, CDs, DVDs, brinquedos de movimento e brinquedos musicais.
Nessa idade, os pequenos têm curiosidades pelos nomes e imitam cenas familiares, brinquedos que permitam a criança uma exploração livre, que estimulem o equilíbrio e a coordenação motora. Sugestões de brinquedos: blocos de empilhar, bate-bate, blocos lógicos, brinquedos de encaixar e desmontar, brinquedos musicais, carrinhos, bonecas, cavalinho de balanço, brinquedos para praia ou piscina, quebra-cabeças, fantoches, livros e brinquedos que imitam a vida da família.
A criança começa a fazer as famosas perguntas a cerca de quase todos os assuntos e passa então, a brincar e compartilhar os brinquedos com os amigos. É um momento importante para iniciar com jogos de regras simples, que permitam o desenvolvimento social. Sugestões de brinquedos: brinquedos de encaixes lógicos, conjuntos de pintura, tintas e lápis, massa de modelar, instrumentos musicais, lousas, martelo e bancada, jogos de tabuleiro com regras simples, casinhas, brinquedos de transporte e livros.
A criança começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas. Momento importante para estimular a imaginação. Sugestões: jogos de tabuleiro, brincadeiras ao ar livre, livros, jogos de cartas, kits de pintura e quebra-cabeças.
A criança se interessa por atividades mais complexas e adquire a capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta. Discute valores morais e constrói os seus próprios. Sugestões: jogos de estratégia, experiências, livros, atividades artísticas, jogos de tabuleiro e de conhecimentos gerais com perguntas e respostas.
Nós acreditamos que aprender, ou ensinar, pode ser divertido, mágico e encantador!